Blog-Image

Marcha na Ponta dos Pés.

Quando atendo um paciente com Marcha na Ponta dos Pés (em Equino), gosto de fazer estas 6 perguntas básicas com o intuito de descartar alguma causa neurológica.
1) Histórico neonatal anormal? Perguntar se o paciente teve prematuridade, hipóxia neonatal ou precisou ficar na uti após o nascimento, entre outras.
2) Marcha em equino unilateral? Poderia nos guiar para o diagnóstico de uma hemiplegia (tipo de paralisia cerebral mais leve).
3) Inicio da marcha normal com equino tardio? Normalmente as crianças começam a andar na ponta dos pés e isto vai se corrigindo com o crescimento.
4) Criança é capaz de andar nos calcanhares? Isto permite avaliar possíveis encurtamentos de tendão.
5) Contratura ou espasticidade dos joelhos/quadris? Podem também nos guiar no diagnóstico e identificar espasticidade/clônus no exame físico.
6) Sintomas do espectro autista? O autismo está associado a marcha em equino (estereotipia), e sua frequência é relativamente comum.
Se depois destas 6 perguntas não forem identificadas alterações, fechamos o diagnóstico de um EQUINO IDIOPÁTICO, e assim podemos iniciar o tratamento de acordo com cada caso.